um dado adquirido que o primeiro passo do empreendedorismo é ter uma ideia. Assim sendo, a Nova SBE reuniu 5 formas de ajudar os empreendedores a desenvolver mais e melhores ideias:
#1 Observar
Olhe com "olhos de ver" para as pessoas que fazem parte do seu dia-a-dia. Procure saber o que fazem, como fazem e quais os seus problemas mais irritantes.
#2 Colocar questões e procurar respostas
Identifique um problema e procure uma solução. Exemplo: A classe média angolana está a crescer rapidamente, o que cria novas necessidades de consumo. Questione: "O que poderei fazer para satisfazer essas necessidades de consumo?"
Mas ATENÇÃO! Pode ser necessário reduzir a abrangência da questão, consoante a área de domínio do empreendedor. Experimente (por exemplo) reformular a questão da seguinte forma: A classe média angolana está a crescer rapidamente o que poderá alterar os seus hábitos e gostos relativamente à forma de vestir, como poderei satisfazer esses novos hábitos e gostos?
#3 Garantir que confronta a sua ideia com a realidade
Confronte a sua ideia com a realidade e idealize alternativas que resolvam o mesmo problema. Se quer ser empreendedor não pode cair na armadilha de se apaixonar pela sua solução ao ponto de passar a ignorar os argumentos desfavoráveis e a empolar os argumentos favoráveis.
#4 Pedir opinião
Procure a opinião de pessoas que, friamente, consigam avaliar os méritos da ideia. E não tenha medo de falar sobre a ideia pois grande parte do mérito está na sua implementação.
#5 Conhecer o mercado
Como empreendedor terá de conhecer os potenciais clientes, os seus hábitos, as suas formas de comprar. Terá de entender a indústria, os seus concorrentes, os seus parceiros potenciais. Terá ainda de conhecer os fornecedores e as diversas alternativas à sua disposição.
Já deu o primeiro passo e encontrou a sua boa ideia? Conheça os restantes passos do empreendedor através do eBook "8 passos de um empreendedor".
Lembre-se: o importante é encontrar a oportunidade, mas também a solução!