O coaching tem vindo a ganhar uma importância fulcral no campo pessoal e laboral, e é uma parte integrante da jornada do programa Adam’s Choice, da Nova SBE Executive Education. Este programa proporciona aos participantes uma experiência de aprendizagem única e dá-lhes a oportunidade de se desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito, abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar (emocional, espiritual, intelectual, social, física e ocupacional).
P

ara explorar totalmente o processo de transformação, cada experiência é cuidadosamente projetada para se adequar à dinâmica individual e de grupo. Mais especificamente, ao longo do programa, há um forte componente de coaching que visa descobrir os desafios de cada participante e fornecer orientação sobre como superá-los. É na fase de transformação e crescimento que os participantes recebem ferramentas práticas para aplicar no dia a dia. Com o objetivo de apresentar formas diferenciadas de aprendizagem, Patrícia Guerreiro, uma das coaches executivas do Adam’s Choice, compartilha “Dicas e Truques” com os participantes, em forma de vídeos com duração entre 5 a 8 minutos. Este conteúdo, partilhado com uma periodicidade semanal, visa enfrentar as lutas que os próprios compartilham nas sessões individuais.

O tema desta semana é dedicado a todas as pessoas que têm dificuldade em dizer “não”, acabando por dizer “sim” a tudo.

«As pessoas bem-sucedidas dizem “não” a quase tudo». Esta célebre frase de Warren Buffett, um dos maiores investidores de sempre, deveria servir-nos de guia para navegar no mundo dos negócios do século XXI. Numa sociedade que celebra a palavra “sim” e glorifica a disponibilidade total, dizer “não” torna-se num verdadeiro ato de coragem. Mostrar abertura para ajudar ou trabalhar mais pode ser uma verdadeira tentação, mas também pode estar a hipotecar os seus objetivos e aspirações. É que, numa tentativa de afastar-se da imagem do “desmancha prazeres”, pode estar a dizer “sim” a opções erradas que o afastem da rota para atingir a satisfação na sua vida.

A falta de capacidade para dizer “não” é, na realidade, um sinal notório de que não está a assumir o controlo da sua vida, mas sim a entregar as rédeas a outras pessoas.

No vídeo abaixo, ficam dez dicas para que consiga libertar-se das arramas da “disponibilidade total” e para que ganhe a coragem necessária para dizer “não”.

 

Este é o primeiro vídeo de uma série dedicada ao empoderamento que advém do uso da palavra “não”. Este projeto surge no âmbito do programa Adam’s Choice, que se prende, intrinsecamente, ao conceito de Choosenology. Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão, refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio, numa jornada de crescimento única e transformadora.

Publicado em 
26/2/2021
 na área de 
Adam's Choice

Mais artigos de

Adam's Choice

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.