Cenários são narrativas de ambientes alternativos nos quais as decisões de hoje podem vir a ser executadas[1]. Os Cenários ilustram contextos estratégicos futuros por meio de narrativas técnicas e simbólicas que podem ser mais ou menos detalhadas.

O desenvolvimento e a utilização de Cenários podem ser particularmente úteis em contextos de elevada incerteza, onde a mudança pode vir de áreas aparentemente distantes do core business da empresa, tornando-se mais difícil distinguir o essencial do acessório.

O espaço deste artigo é escasso, mas não é difícil, no mundo atual, e mesmo de forma telegráfica, defender a ideia da prevalência de um conjunto de incertezas estruturais que afetam a globalidade dos mercados e setores económicos: pandemia, guerra na Europa, crise energética (caos energético?), fraturas políticas na União Europeia, desvalorização do Euro, inflação (possivelmente descontrolada?) e subida das taxas de juro. E, se quisermos olhar só um pouco mais para o futuro, podemos acrescentar a estas fontes de incerteza, o envelhecimento rápido da população, as alterações climáticas, a desertificação, a escassez de água, o aumento das desigualdades ou as crescentes ameaças à cibersegurança.

Mas terão as PME recursos (tempo, dinheiro, talento) para investir no desenvolvimento ou utilização de Cenários?

- Sim, se optarem por processos simples (mas não simplistas). Muitas vezes associada à utilização por grandes empresas, grupos económicos e governos, a Metodologia dos Cenários pode ser particularmente útil e aplicável a PME – principalmente na sua forma de desenvolvimento e aplicação mais pragmática a que chamo “Fast Scenarios” – promovendo a confiança na tomada de decisão e a sensibilidade estratégica dos seus líderes e colaboradores, num contexto de negócio marcado por níveis de incerteza excecionalmente elevados. De facto, dependendo do contexto específico e dos recursos disponíveis, a experiência tem-me mostrado que é possível trabalhar com “Fast Scenarios”, incluindo a seleção de incertezas cruciais e de elementos predeterminados e a definição de ideias-chave distintivas de cada Cenário, avançando daí para a ação, através de implicações, opções e a construção de roadmaps estratégicos (e aprendendo muito no processo).

- Sim, se trabalharem em conjunto (sem abdicar de competir, naturalmente). As PME (do mesmo setor e/ou da mesma cadeia de valor e/ou da mesma região) partilham grandes desafios contextuais que não controlam, mas que têm o potencial de afetar dramaticamente o seu futuro. Será do interesse de todas que, pelo menos, parte do trabalho de cenarização (por exemplo, o scanning de forças de mudança ou a construção de narrativas de futuros possíveis) possa ser feito de forma partilhada, com benefícios óbvios: poupança de recursos, criação de redes, aprendizagem coletiva. Depois, cada empresa pode fazer o seu trabalho específico de ligação à Estratégia e à tomada de decisão (por exemplo, a definição de portefólios de investimento, estratégias de crescimento e internacionalização, foco de new business, etc.), considerando os seus recursos, cultura, oferta e vantagens competitivas.

De facto, as PME são, pelo menos nas economias mais dinâmicas, atores-chave da inovação e da experimentação de novas soluções e modelos de negócio. Em regra, têm processos de tomada de decisão mais curtos e maior flexibilidade, muitas vezes desenvolvendo e aplicando tecnologias disruptivas, criando produtos e serviços e oferecendo oportunidades de emprego viradas para o futuro. E os Cenários, se aplicados de forma simples, prática e partilhada, podem contribuir de forma decisiva para a gestão de risco e a tomada de decisão das PME, particularmente nestes tempos de grande incerteza.

 

[1] Ogilvy, Jay, and Peter Schwartz. “Plotting Your Scenarios.” GBN. 2004.

Este artigo trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a PME Magazine

Já conhece o nosso programa
Cenários & Estratégia Empresarial?
Publicado em 
12/12/2022
 na área de 
Gestão & Estratégia

Mais artigos de

Gestão & Estratégia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.