As candidaturas para o programa de inovação e empreendedorismo START and CO. abriram no dia 10 de março para startups que queiram desenvolver e implementar projetos com impacto na vida das pessoas, das suas comunidades e no ambiente. Nesta quarta edição, pede-se aos candidatos que apresentem projetos em resposta a oito desafios que constituem, eles próprios, oito territórios nos quais a Nestlé trabalha e para os quais tem compromissos assumidos e já comunicados.
· Generation/Regeneration - Como podemos moldar o ciclo de vida do produto com o objetivo de renovar e restaurar o ambiente, promovendo o avanço de sistemas alimentares regenerativos e propiciadores de melhoria de bem-estar das comunidades?
· A prioridade do desenvolvimento de um Portefólio saudável - Como podemos encontrar soluções alternativas, saudáveis, e redefinir o futuro dos alimentos e da nutrição, acrescentando valor para os consumidores?
· Potenciar os sentidos - Como podemos ser disruptivos no espaço alimentar, através de experiências de produtos multissensoriais e com isso aumentar a ligação emocional com os consumidores?
· A ascensão do novo retalho – Respostas às novas tendências no retalho do futuro?
· O renascimento do canal Fora do Lar 3.0 - Como diferenciar a oferta no canal Fora do Lar e proporcionar novas experiências aos consumidores?
· O lar como o espaço de consumo - Como podemos criar espaços para os nossos produtos e serviços no ecossistema do lar, onde eles desempenham um papel fundamental na vida das pessoas?
· Interfaces digitais do futuro - Como podem os sistemas interagir sem descontinuidades com os consumidores, estando plenamente integrados com os seus hábitos de vida?
· Novos canais (digitais) - Que novas formas chegar a todos os consumidores?
· Wildcards - Quer provocar a Nestlé a co-inovar consigo e desenvolver uma nova oportunidade de negócio complementar ou antecipar um futuro desafio inovador?
As candidaturas de resposta a estes desafios devem agora ser submetidas ao programa Start and CO. até ao próximo dia 22 de abril, através do site www.startandco.pt. O arranque da 4ª edição está marcado para maio deste ano.
O START and CO. 2022 é a 4ª edição de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Nestlé e a Nova SBE e o objetivo é identificar e selecionar startups que queiram crescer através da exploração de sinergias e, assim, criar novos caminhos e futuros negócios em parceria com a Nestlé.
Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinhou que “Ao partilharmos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora para que cocriem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, estamos a adicionar valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Os resultados deste desafio têm sido consistentes ano após ano, e falam por si, em três edições tivemos 194 candidaturas, 82 delas atingiram a fase de pitch e 31 desenvolveram projetos connosco, alguns deles estão já disponíveis no mercado”.
Para Rui Coutinho, Diretor Executivo do Nova SBE Innovation Ecosystem, “a parceria com a Nestlé é um bom exemplo do tipo de inovação aberta e colaborativa que estamos a promover no Nova SBE Innovation Ecosystem através do Co.Innovation Lab. O modelo de cocriação e de cross-innovation que aplicamos visa alcançar um impacto tangível e substancial na Nestlé a partir de uma abordagem experimental e exploratória com startups que respondem a desafios concretos de inovação estratégicos para a Nestlé Ibéria. O programa pretende descobrir conexões, trazer estímulos externos para potenciar a exploração e transformação através de soluções inovadoras de startups que possam concretizar a sua ideia, desenvolver ainda mais a oportunidade diretamente com a Nestlé e implementar um teste piloto no mercado até o final de 2022, através de uma parceria viável e concreta, com valor comercial para ambas as entidades. O Nestlé Start and CO 2022 representa muito bem aquilo em que acreditamos no Nova SBE Innovation Ecosystem.”
A decorrer até ao final do ano, o programa START and CO. 2022 compreende 3 fases (Candidaturas, Seleção e Co-Desenvolvimento), durante as quais serão realizadas um conjunto de atividades que pretendem identificar os melhores projetos.
À semelhança das edições anteriores, os projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver a sua ideia em ambiente real de mercado, onde poderão contar com mentoria e formação para a conceção e desenvolvimento dos seus projetos.
Das anteriores edições desta parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE já resultaram 31 projetos pioneiros como a Buggle, a Fidufoods, a Goodbag, a Macco Robotics, a Petable, a Phamo e a Progrow, entre outras, que continuam em aceleração e a colaborar com a Nestlé em novos modelos de negócio, digitalização de sistemas e academias de aprendizagem online, tanto a nível Ibérico, como Europeu.