Seja bem-vindo ao mundo do data-driven-marketing onde tirar partido dos dados já não é uma opção, mas um componente crítico para alcançar com eficácia resultados de marketing.
Se tem uma posição de gestão de marketing é essencial perceber como aproveitar os insights baseados em dados para obter uma melhor compreensão da evolução do comportamento do consumidor e para tomar decisões informadas. Neste artigo apresento um guia prático para transformar estes insights em iniciativas de marketing com impacto e que consigam conduzir a resultados mensuráveis.
Para ser bem-sucedido neste novo ambiente, as empresas devem atualizar as suas técnicas de modelagem tendo em conta os desafios que surgiram com a pandemia, incluindo alterações no comportamento do consumidor, redução de orçamentos de marketing e novas formas de trabalho remoto. Aqui ficam quatro áreas-chave nas quais as organizações se devem focar para melhorar a precisão da modelagem e conduzir a resultados de marketing impactantes:
Use dados novos e melhorados para uma modelagem mais precisa
O marketing de precisão será tão bom quanto os dados que possuir, por isso as organizações devem coletar uma grande variedade de informação das mais diversas fontes. Podem juntar não apenas tendências comportamentais e insights sobre localização, mas também análises de terceiros sobre os seus negócios, clientes e concorrentes para completar os dados que já tem nas suas bases de clientes. As organizações que ampliem os seus dados recolhidos desta forma podem identificar aumentos na procura e de onde estão a vir os novos clientes, assim como como avaliar que clientes atuais aumentaram os gastos e para onde foram os clientes inativos.
Atualize os algoritmos para refletirem as mudanças nos padrões e a nova informação
Como o comportamento do consumidor mudou significativamente desde o início da pandemia, muitos dos modelos de dados existentes deixaram de ser válidos. As externalidades que pareciam acidentais, como a mobilidade dos clientes, agora têm uma importância desmedida. Para identificar indicadores comportamentais relevantes a tempo de agir sobre eles, os profissionais de marketing precisam de dados continuamente atualizados de várias fontes e num nível muito mais detalhado – amplificando profundamente, como por exemplo para o bairro onde vivem. No entanto, muitas empresas tendem a confiar nos dados dos clientes gerados internamente, usando ferramentas de modelagem que não foram construídas para terem em conta grandes volumes de dados.
Maximize o ROI de marketing otimizando o budget
Com o corte nos orçamentos na maioria das empresas, os gestores de marketing precisam de identificar os canais com maior impacto e focaremos seus recursos em conformidade com os mesmos. As organizações podem usar os algoritmos de machine learning para testarem e refinarem os seus targets e mensagens estratégicas de forma a otimizarem os seus investimentos em cada canal de comunicação. Podem usar também modelos preditivos para prever o impacto das diferentes campanhas de marketing nos diferentes indicadores-chave de performance, permitindo alocar recursos de forma mais eficaz.
Promova uma cultura de marketing ágil, capaz de responder a mudanças rápidas
O marketing orientado para dados funciona melhor em condições ágeis, nos quais as equipas possam testar e iterar em sprints. Mas, com muitos colaboradores a trabalharem a partir de casa, os gestores de marketing têm tido dificuldades em criar uma cadência eficaz. Precisam de estabelecer canais de comunicação claros, colaborar eficazmente entre funções e empoderar as suas equipas para tomarem decisões baseadas em dados.
Enquanto a paisagem do marketing continua a sua evolução, tem-se tornado cada vez mais evidente que o marketing de dados é a chave para atingir o sucesso a longo prazo. Ao utilizarem insights provenientes de dados, os negócios conseguem adquirir e ver crescer a sua base de clientes, mesmo em tempos de mudança disruptiva. O segredo para atingir estes resultados é transformar esses insights em ações de marketing impactantes que ressoem junto dos consumidores. Ao implementar os passos elencados neste artigo para atualizar as técnicas de modelagem e abraçar o poder dos dados, os profissionais de marketing conseguirão antecipar alterações no comportamento dos clientes e manterem-se à frente da concorrência. Por isso, comece a usar os dados para guiar os seus resultados em marketing e crie impacto no sucesso do seu negócio.