“A resiliência pode ser aprendida”. Quem o garantiu foi Thierry Moschetti, fundador do Resilience Institute, numa palestra sobre o tópico, durante a primeira edição do programa Adam’s Choice: “pode culpar os seus genes e o ambiente na infância, porque, de facto, não começamos todos no mesmo nível, mas conseguimos ativamente desenvolver resiliência”.
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A resiliência é expressa de várias formas: através da capacidade de recuperar; crescer, com a busca ativa pela mudança e pelo desafio; conectar, respeitando os outros e a natureza; adquirindo fluidez para desenvolver talentos e procurar oportunidades.

Esta característica é, portanto, uma enorme mais-valia no universo laboral, em especial quando se fala em bem-estar e recuperação, fundamentais para criar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E pode também ajudar a balançar as cinco esferas que contribuem para o bem-estar: domínio do stress, equilíbrio do corpo, envolvimento com as emoções, treino da mente e ativação do espírito.

Por esta razão, Thierry Moschetti deixou algumas dicas para desenvolver este traço, fáceis de aplicar no dia a dia:

1.       Power nap

Sabe o que é uma power nap? É uma sesta com menos de 25 minutos. Para ser eficaz, o tempo tem mesmo de ser respeitado, para que nunca chegue a entrar na fase do sono profundo. De acordo com o especialista, a Agência Espacial estudou a fundo o impacto que as power naps têm nos astronautas e concluiu que aumentavam em 34% a performance no trabalho e 54% o estado de alerta. O único problema parece mesmo ser encontrar um local propício no escritório para fazer a sesta, mas é um hábito que pode começar a implementar sempre que trabalha remotamente.

2.       Trabalhar de pé

O ato de estar sentado todos os dias, durante várias horas, é uma das piores coisas que pode fazer à sua saúde. No entanto, para muitas pessoas, esta é a posição em que se passa maior parte do horário laboral. Segundo a Standford University, várias investigações apuraram que o corpo humano não consegue atingir o seu máximo desempenho mantendo posturas estáticas durante um período de tempo prolongado.

Opte por uma secretária ajustável, vulgarmente conhecida como standing desk, que lhe permita trabalhar de pé, variando a posição ao longo do dia. Uma boa opção para melhorar o seu bem-estar físico é levantar-se e andar sempre que tem de atender uma chamada ou tem uma meeting online.

3.       Aprender a controlar a respiração

A respiração tem um papel importante no controlo do stress. Esta não é uma novidade, uma vez que, provavelmente, desde pequeno, ouviu que deve respirar fundo sempre que está numa situação de tensão. No entanto, há um método de controlo da respiração eficaz para reduzir o stress, tão eficiente, aliás, que é utilizado por muitos militares e polícias em exercícios de simulação de situações violentas. De acordo com Thierry Moschetti, esta técnica de respiração é apelidada de tactical calm, e consiste em inspirar durante 3 segundos, sempre pelo diafragma, e prolongar a expiração durante outros 5.

Quer aprender a melhorar o seu bem-estar físico, intelectual, emocional, social, espiritual e ocupacional? O programa Adam’s Choice prende-se, intrinsecamente, ao conceito de Choosenology. Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão, refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio, numa jornada de crescimento única e transformadora. Proporciona aos participantes uma experiência de aprendizagem ímpar e dá-lhes a oportunidade de se desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito, abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar.

Publicado em 
12/11/2021
 na área de 
Adam's Choice

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