Com a pandemia a dominar as manchetes e o quotidiano, o teletrabalho surgiu na vida de muitos trabalhadores de rompante e alterou profundamente a estrutura laboral. Um ano de trabalho remoto alterou hábitos e resultados, para melhor e para pior, e colocou questões difíceis de responder: o que se segue depois da COVID-19? Iremos regressar às nossas secretárias na firma ou estaremos a assistir à morte do escritório?
P

ara Anne-Laure Fayard, Professora Auxiliar na New York University, a resposta a estas perguntas não reside na declaração do óbito do escritório, mas na reestruturação destes espaços físicos. Uma reconstrução que apelidou de “escritório híbrido”, dependente de dias de teletrabalho e outros de interação nas sedes das organizações.

Em investigações feitas pré-pandemia, foi concluído que “alguns trabalhadores em países ricos industrializados conseguiam trabalhar eficazmente a partir de casa, e 80% destes gostaria de fazê-lo, pelo menos durante algum tempo”*. Este tipo de trabalho favorece, muitas vezes, uma redução acentuada dos custos de produção e pode também aumentar a produtividade. O teletrabalho já era, aliás, em muitas organizações, uma tendência emergente, mas com a imposição do trabalho remoto, começaram a surgir alguns problemas e, “mesmo os autoidentificados como introvertidos, que aproveitavam cada oportunidade para trabalhar de casa, descobriram que pode ser demasiado da mesma coisa boa”*. É que, segundo Anne-Laure Fayard, os trabalhadores precisam daquilo a que o psiquiatra Edward Hallowell chama “momentos humanos”: encontros cara-a-cara, que permitam a criação de empatia e conexão emocional. Quando as únicas interações com os membros da equipa são feitas pela webcam, a comunicação torna-se mais difícil e impessoal, pois perdem-se pistas não-verbais e confiança. Para além disso, a proximidade pode aguçar a criatividade:

“Quando pessoas com diferentes funções e de departamentos distintos colaboram, conseguem resolver problemas complexos e gerar novas ideias inovadoras. Esta colaboração, muitas vezes, é espoletada por encontros por sorte – em conversas em torno da máquina do café ou da impressora –, nas quais se identificam outros que podem ajudar. […] Estudos confirmam-no: o grupo The Human Dynamics, do MIT Media Lab, recolheu dados dos cartões eletrónicos dos funcionários e descobriu que as interações cara-a-cara frequentes, fora das reuniões formais, eram a melhor forma de prever a produtividade”, explicou Anne-Laure Fayard, num artigo publicado na Harvard Business Review.

A emergência de tecnologia que permite automatizar muitas tarefas significa que a criatividade vai ser crescentemente valorizada no mundo laboral, mas, como já vimos, a inspiração beneficia do contacto humano. Por esta razão, a professora da New York University defende que “o escritório de amanhã terá de ser muito diferente daquilo a que estamos acostumados, e três características irão defini-lo"*:

  • Desenhado para momentos humanos – a humanização do trabalho pressupõe locais construídos para a promoção de encontros entre trabalhadores, para uma pequena troca de palavras ou ideias, com um design confortável, acolhedor, e com atenção ao isolamento acústico.
  • Customizado pela tecnologia – a tecnologia pode ajudar o trabalho a tornar-se mais eficiente e a criar formas novas para os colaboradores manterem o contacto e trocarem ideias.
  • Gerido para encorajar ligações – os líderes precisam de assegurar que, quando os trabalhadores se deslocam até ao escritório, sintam que é permitido socializar com os colegas. As pausas para café e as happy hours devem ser encorajadas, para os funcionários e, ocasionalmente, os clientes. Estes rituais de convivência, assim como os “cafés virtuais”, são também benéficos para aumentar a produtividade no trabalho a partir de casa.

“O que a história e a nossa experiência contemporânea mostram é que infraestruturas de apoio, tecnologias e processos organizacionais são necessários, mas não suficientes para uma produção colaborativa. Ainda são necessários pontos de encontro em pessoa, que providenciem oportunidades para clarificar e alinhar expectativas, refrescar regras e procedimentos no trabalho, e construir e reavivar a confiança. Num mundo em que se permita e se impulsione o trabalho em casa em grande escala, é cada vez mais importante juntar as pessoas nos escritórios para satisfazer essas necessidades humanas”*.

*Excerto retirado da edição março-abril da Harvard Business Review, da autoria de Anne-Laure Fayard, John Weeks e Mahwesh Khan.

Já conhece o nosso programa
Liderança em Trabalho Remoto?
Publicado em 
3/5/2021
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.