Nova SBE

Vamos falar de saúde mental?

16 de Julho de 2021 por Nova SBE Executive Education

Será que se atreve a falar sobre saúde mental? Ana Moniz, psicoterapeuta e psicóloga com mais de 20 anos de experiência, explica porque é tão importante falar sobre este tema e sobre bem-estar emocional, em casa e no local de trabalho.

Artigo de Nova SBE Executive Education | Leitura de 3 minutos

vamos-falar-de-saude-mentalSage Friedman @sagefriedman

Porque é imperativo falar sobre estes temas nos dias que correm? Para Ana Moniz não há dúvidas: estudos recentes demonstram que uma em cada cinco pessoas terá, em alguma altura da sua vida, um diagnóstico de saúde mental. Para além disto, as investigações sublinham que doenças mentais comuns afetam 30% da população que trabalha e são a maior causa de incapacidade. Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de doença psiquiátrica e um dos que mais consome psicotrópicos.

É importante percebermos como é que chegamos aqui”, explicou a psicóloga, durante uma das palestras Adam’s Choice, garantindo que estes dados revelam que “damos muito pouca atenção ao nosso bem-estar emocional, deixamo-nos chegar a níveis extremos e, muitas vezes, nesta fase, nem sempre procuramos a ajuda adequada”.

E, na verdade, em poucos momentos do mundo moderno foi tão importante falar bem-estar e saúde emocional como no último ano e meio. Aliás, se houve alguma coisa positiva que a pandemia pôs a descoberto é a necessidade de normalização destas temáticas. Desmistificar a saúde mental, promover o autoconhecimento e saber interpretar emoções não é relevante apenas na esfera privada. Estas atitudes devem transpor-se também para o mundo profissional, fazendo com que o escritório passe a ser um “safe place” – um local que nos faz sentir confortáveis, seguros, autoconfiantes e serenos.

Sabe quais são as emoções que devem estar mais associadas a um espaço de trabalho seguro?

 

Gostaria de conhecer melhor as suas emoções? Junte-se à grande jornada de aprendizagem e autoconhecimento do Adam’s Choice, para descobrir como pode trabalhar esta e as outras 5 dimensões do bem-estar.

O programa Adam’s Choice prende-se, intrinsecamente, ao conceito de Choosenology. Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão, refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio, numa jornada de crescimento única e transformadora. Proporciona aos participantes uma experiência de aprendizagem ímpar e dá-lhes a oportunidade de se desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito, abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar (emocional, espiritual, intelectual, social, física e ocupacional).

Adams-Choice

Tópicos: Liderança & Pessoas

Subscreva o nosso Blog

 

Nova SBE

Quer escrever
para o Blog?

Saber mais