Nova SBE

9 previsões para o futuro de uma economia digital sustentável

21 de Julho de 2021 por Nova SBE Executive Education

Quer saber como criar uma economia digital sustentável? A International Data Corporation (IDC) publicou recentemente o estudo Creating a Sustainable Digital Economy in 2021 and Beyond, com algumas previsões para a paisagem digital, a curto e a longo prazo, para que as organizações europeias possam elevar a tecnologia para se tornarem em empresas do futuro.

Artigo de Nova SBE Executive Education| Leitura de 8 minutos

9-previsoes-para-o-futuro-de-uma-economia-digital-sustentavelMarkus Spiske @markusspiske

  1. Futuro das operações

O futuro das operações passa pela transição do foco na eficiência para uma resiliência motivada para o apoio à procura por ofertas customizadas e experiências.

Previsão a curto prazo: em 2021, 90% dos Chief Operating Officers (COOs) vão incorporar investimentos em cibersegurança para construírem uma cadeia de abastecimento mais resiliente e confiável.

Previsão a longo prazo: Até 2021, 80% das organizações europeias de operações intensivas vão investir em IT-OT, integração da cadeia de abastecimentos e tecnologias de gestão de performance, para ajudar a reduzir até 3% das emissões de dióxido de carbono.

 

  1. Futuro do Trabalho

É fundamental mudar o conceito de trabalho, para que os comportamentos e as capacidades dos colaboradores, assim como a cultura organizacional, se transformem, para apoiarem um ambiente laboral dinâmico, não restringido pelas barreiras do tempo e do espaço. Esta transição deve potenciar a diversidade no trabalho e a colaboração entre humanos e máquinas.

Previsão a curto prazo: Em 2021, dois terços das companhias vão investir em tecnologias de experiência humanas (HX), transformando as funções de Recursos Humanos para atrair e reter talento.

Previsão a longo prazo: Em 2023, 70% das companhias europeias vão usar tecnologia que permita a existência de um local de trabalho sem fronteiras.

 

  1. Futuro da Inteligência

Será definido pela capacidade de uma organização aprender e conseguir sintetizar a informação de que necessita para aprender e aplicar os insights em escala, para ganhar vantagem competitiva sustentada ou conseguir realizar a missão da organização.

Previsão a curto prazo: Em 2021, 40% das empresas europeias vão combinar Inteligência Artificial e Machine Learning com automação em escala, para entregarem experiências do consumidor omni-canal, aumentando a satisfação dos clientes e a sua retenção.

Previsão a longo prazo: Em 2023, dada a enorme volatilidade dos ambientes laborais, 20% das empresas vão investir em operações adaptativas para elevar a Inteligência Artificial e melhorar a resiliência.

 

  1. Futuro da conectividade

Vai permitir às organizações e aos indivíduos conectarem-se sem problemas, independentemente da localização, situação ou contexto.

Previsão a curto prazo: Até ao final deste ano, 1 em cada 5 manufatureiros e operadores de logística irá implementar a sua rede privada 5G, para melhor conectar as operações.

Previsão a longo prazo: Em 2021, apenas 15% dos empreendimentos europeus vão apresentar novas fontes de rendimento a partir dos investimentos em 5G.

 

  1. Futuro das infraestruturas digitais

As infraestruturas digitais vão sustentar a entrega de serviços de IT ágeis, flexíveis e confiáveis, ​​de forma contínua, em nuvem, desde serviços locais até serviços de cloud pública.

Previsão a curto prazo: Em 2021, cerca de 20% da implementação de infraestruturas empresariais locais, na Europa, serão financiadas por modelos baseados no consumo ou leasing, representando 2,6 mil milhões de dólares em investimentos.

Previsão a longo prazo: Em 2023, os gastos europeus com infraestruturas híbridas de ponta vão quase duplicar, para perto de 14 mil milhões de dólares, para dar suporte a casos de uso de latência zero.

 

  1. Futuro do consumo e dos consumidores

O futuro centra-se numa relação de empatia entre os clientes e as marcas, construída em torno dos desejos dos consumidores e da forma como querem ser tratados, usando as lentes da tecnologia para as fases de awareness, engagement, aprendizagem e medição.

Previsão a curto prazo: Em 2021, as empresas europeias vão investir no melhoramento dos serviços de apoio ao cliente e em tecnologias de engagement, para assegurar a lealdade e o crescimento das receitas.

Previsão a longo prazo: Em 2023, 2 em cada 5 grandes empresas B2C, na Europa, vão investir em tecnologia que intensifique o engagement emocional e que proporcione uma lealdade do cliente duradoura.

 

  1. Futuro da inovação digital

A inovação digital vai mudar as regras do jogo. As organizações vão reavaliar o papel do software e da inovação, o que trará implicações para as empresas tecnológicas.

Previsão a curto prazo: Em 2021, as organizações europeias lideradas por software que implementam táticas de inovação compactadas, produzirão as suas ideias 4 vezes mais rápido do que a média do mercado.

Previsão a longo pazo: Até 2023, 30% das grandes companhias europeias irão implementar culturas como plataforma para operar com sucesso as cadeias de valor de inovação digital.

 

  1. Futuro da confiança

Haverá um aprimoramento da conversa sobre segurança, para incluir atributos como risco, conformidade, privacidade e até mesmo a ética nos negócios, visto que a transformação digital ampliou o vetor de ameaças da organização.

Previsão a curto prazo: Em 2021, 40% dos CEOs europeus introduzirão métricas de confiança para cumprir as práticas emergentes de ética, diversidade e sustentabilidade ​​dos negócios.

Previsão a longo prazo: Em 2023, as preocupações com a confiança levarão 65% das grandes empresas europeias a adicionar alternativas regionais às infraestruturas em nuvem.

 

  1. Futuro ecossistema da indústria

As indústrias terão de adotar uma cultura de fora para dentro, envolvendo-se numa rede profundamente interconectada de fornecedores, parceiros e clientes.

Previsão a curto prazo: Em 2021, mais de 40% dos ecossistemas digitais intersectoriais globais, baseados em produtos físicos, serão orquestrados fora da Europa, adicionando 125 mil milhões à produção económica regional.

Previsão a longo prazo: Em 2023, 2 em cada 10 dólares gastos na Europa em tecnologias e plataformas de orquestração de ecossistemas serão centralizados na "confiança", para proteger os dados, contratos, transações e propriedade intelectual de todos os participantes.

* Nota: artigo criado com base em excertos do "e-book" publicado pela IDC, "Creating a Sustainable Digital Economy in 2021 and Beyond"

Transformação Digital Aplicada

Tópicos: Digital & Tecnologia

Subscreva o nosso Blog

 

Nova SBE

Quer escrever
para o Blog?

Saber mais