“Eu refugiava-me nos números e nas tarefas. Fugia das pessoas. Com os números sentia-me mais seguro… focava-me em potenciar os meus skills analíticos… e olhe o que aconteceu: descobri que até consigo e gosto de trabalhar em equipa.”
T

eo(nome e detalhes de personagem alterados), 40 anos, europeu, gestor de êxito,partilha:

Sabeprofessora, oMindfulness abriu-me uma nova perspetiva: deixei de ter medo das minhasemoções e creio que isso me permitiu abraçar com curiosidade cada momento emque estou com pessoas. Sinto-me agora capaz de ter verdadeiro êxitonuma posição de liderança de equipa.

ThichNhat Hanh, monge vietnamita e considerado por muitos o “pai” do Mindfulness noOcidente, refere na sua obra "O Milagre do Mindfulness": 

O trabalho é apenas uma parte da vida. Mas o trabalho é vida apenas quando feito em Mindfulness. Caso contrário, uma pessoa transforma-se num morto-vivo.”

Encaramosos cursos de gestão como processos de transformação pessoal, aventuras de auto-descoberta,no caminho para a liderança de êxito. Mindfulness (palavrasob pena de estar a “cair em moda”) surge como uma ferramenta essencial para oauto-conhecimento, para o processo que começa com aauto-liderança e avança para uma sólida liderança de equipas. Talvez... naspalavras de Thich Nhat Hanh… o Mindfulness surjapara “ressuscitar mortos-vivos”, para criar Líderes verdadeiramente Vivos.

Para gestores e professores cujo “negócio é números”, o Mindfulness é recebido como “uma treta esotérica”. Recordo a receção inicial à minha proposta de dar aulas de Mindfulness aosalunos: “mas afinalConstança, o que é essa treta do Mindfulness? Sabe que os nossos alunosprecisam é de fortes ferramentas analíticas”. Quando retorquique Mindfulness éuma ferramenta analítica o riso descontraiu, num momento Mindful, o ambiente atéentão “tenso”.

Afinal, o que é (esta não-treta do)Mindfulness?

É o “milagre” da mudança deperceção que se oferece em cada instante em que estamos verdadeiramentepresentes. Uma mudança de perceção do medo (de pessoas,como no caso do Teo, ou de desafios, ou do mercado, ou dos KPI, ou do “chefe”)e do passado (dos “falhanços”, dos erros) para a confiança (em mim e nosoutros) e do presente (base para a construção de um futuro com êxito para mim,para a equipa e para a empresa). Uma mudança de perceção que permite“ressuscitar” em cada momento e passar de “gestor morto-vivo” a LíderVivo. 

Mindfulness permite-nosganhar maior consciência do funcionamento da nossa mente, de tal modo quepodemos transformar-nos no “observador” presente das dinâmicas de pensamento emvez de funcionarmos em piloto-automático.

Aprática de Mindfulness assentana observação objetiva (atenção plena) do momento presente, da situação em quenos encontramos. Observamosobjetivamente a situação tal como ela se apresenta; não como gostaríamos quefosse, mas sim tal como ela se apresenta. E ainda que sejadurante um breve momento abstraímo-nos de julgar a situação.

Então, Mindfulness podeser “definido” (inicialmente no Ocidente por Jon Kabat-Zinn, Professor Eméritode Medicina da Universidade de Massachusetts) como o ato de prestar atenção objetiva aomomento presente sem julgamento. As técnicas de foco narespiração ou nas sensações do corpo são simples de experimentar e permitemimediatamente alterar a perceção do momento presente, dando espaço a que surjamnovas possibilidades criativas de resolução de problemas.

E quais são efeitos de praticar Mindfulness?

Osbenefícios cientificamente reconhecidos da prática recorrente de Mindfulness sãomúltiplos: dos efeitos visíveis ao nível da melhoria da saúde (detal maneira que, ilustrativamente, o NHS do Reino Unido abraçou a oferta deserviços de Mindfulness comoforma de redução de custos com doença) aos efeitos mais subtis da perceçãodo aumento dasensação de bem-estar e da construção de relações interpessoaismais gratificantes. E como “a cereja no topo do bolo”aumentamos a nossa perceçãode abundância de tempo: como afirma Mark Williams, autor dolivro “Mindfulness: O plano de oito semanas que libertoumilhões de pessoas do stress e da ansiedade”,“em breve descobrirá que embora se sinta pobre de tempo, você é na realidaderico em momentos”.

Parece milagre?

Secalhar é, experimentee decida por si!  Quer saber como? Respire… e aprendaa viver em Mindfulness.

Publicado em 
28/8/2018
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.