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Um Curso de Comunicação para Executivos para Formar Profissionais de Sucesso

15 de Março de 2017 por Joana Story

Profissionais de sucesso são comunicadores eficazes, em qualquer situação. Joana Story, coordenadora Científica do Effective Communication Program, explica-lhe porquê.

Artigo de Joana Story

A importância da comunicação pessoal no trabalho é óbvia. Nós somos contratados, promovidos e despedidos por diversas razões, mas a imagem que passamos para os nossos colegas, equipas e chefias é uma das razões mais importantes. E essa imagem – ou até marca pessoal – é passada pela nossa forma de comunicar.

Muitas pessoas estão erradas ao pensar que o processo de comunicação é algo simples. Comunicação, na verdade, não é apenas falar; é transmitir uma ideia de uma forma clara para o entendimento do público-alvo. Vários estudos indicam até que 70% da nossa comunicação é não-verbal! No entanto, por norma não somos treinados para controlar os nossos movimentos ou até mesmo a nossa escuta ativa.

Enquanto uma escola de gestão de topo, é fundamental que a Nova SBE apresente no seu portfólio formativo um programa de comunicação para executivos. Um estudo de um colega dos EUA mostra que um gestor medíocre passa 29% do seu tempo comunicando (transmitindo informação), 19% networking, 20% desenvolvendo recursos humanos e 32% em tarefas tradicionais de gestão. Um gestor de sucesso tem valores como 28% para comunicação, 48% de networking, 11 % em RH e 13% em tarefas de gestão. Já um gestor eficaz passa 44% comunicando, 11% networking, 26% em atividades de RH e 19% em tarefas de gestão.

Neste programa intensivo e extremamente prático de dois dias, aprendemos comunicação como uma forma eficaz de lidar (e liderar) com os recursos humanos em termos de desenvolvimento e transmitir informações de forma simples e clara.

Portanto, ao melhorarmos as nossas competências de comunicação e reconhecermos a importância da mesma, podemos ser melhores colaboradores e melhores gestores.

Porque não?

Ainda assim, o trabalho feito em sala de aula e só um começo e as ferramentas devem ser adotadas no dia-a-dia. A comunicação tem que ser praticada e trabalhada todos os dias, e constantemente melhorada consoante o feedback (direto ou não) que recebemos.

Todos sabemos quando a comunicação não é eficaz: erros e suas graves consequências que foram, muitas vezes, sem intenção, fruto de um “mal-entendido”, oportunidades perdidas e frustração – o que pode levar ao conflito na equipa, a bullying e ao burnout. Em contrapartida, uma comunicação eficaz é a chave para conseguirmos alcançar os nossos objetivos individuais e profissionais, gerando excelentes resultados com um impacto positivo.

Quanto mais praticarmos as ferramentas, melhores resultados obteremos a longo prazo. A comunicação pode ficar mais natural e as “regras” que podem ser aplicadas no início de uma forma um pouco mais forçada, podem ser – e serão - interiorizadas. Portanto, este programa é só um início: mas é um primeiro passo importante para nos avaliarmos, desafiarmos e obtermos ferramentas de apoio.

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Saiba mais sobre o programa AQUI»

Tópicos: Liderança & Gestão de Pessoas, Artigos de Opinião

Joana Story

Publicado por: Joana Story

Professora da Nova SBE nas áreas de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Gestão Transcultural, é doutorada pela Universidade de Nebraska-Lincoln com especialização em estudos de Liderança. Autora e co-autora de vários artigos em publicações académicas de referência, Joana Story é também consultora e coach em várias multinacionais.