Há 20 anos, como consequência da definição de metas para a reciclagem pela Comissão Europeia, surgiram inúmeras campanhas de sensibilização para o tema em Portugal. Atualmente, foi possível comprovar o impacto positivo da comunicação na população, gerando mudança de hábitos.
O

primeiro fluxo de resíduos a ter metas definidas pela Comissão Europeia foi o das embalagens, tendo Portugal vindo a cumprir os objetivos em praticamente todos os materiais (com excepção do vidro). Estes resultados são consequência de vários fatores, mas, acima de tudo, devem-se à estabilidade das políticas públicas dentro do setor dos resíduos produzidos em nossa casa. A realidade é que a estratégia aprovada há 20 anos, no âmbito da gestão de resíduos, não sofreu grandes alterações ao longo das várias legislaturas e das diferentes cores políticas, nem mesmo durante o período da crise recente. Ao longo dos anos, foram feitos investimentos em infraestruturas de recolha e tratamento dos diferentes tipos de resíduos e as empresas, de uma forma generalizada, não abdicaram das suas responsabilidades enquanto produtores de resíduos.

Há 20 anos, começaram a ser desenvolvidas inúmeras campanhas nacionais de comunicação e sensibilização.

As campanhas tinham como alvo a população em geral, sendo complementadas com iniciativas locais e municipais, junto das escolas. Estas permitiram chegar ao início da crise económica de 2011-16 com uma população consciencializada para a necessidade da reciclagem começar em casa de cada um, já que são produzidos diferentes fluxos de resíduos numa residência. Por outro lado, as empresas também desempenharam o seu papel, propagando mensagens que promoviam boas práticas, com o objetivo de alcançarem um novo posicionamento estratégico, face a um consumidor cada vez mais sensível a esta causa. Em alguns casos, podemos até questionar se não estaríamos perante um green washing. No entanto, estas campanhas acabaram por contribuir para uma população ainda mais informada e empenhada na causa ambiental.

 

Este vídeo apresenta o exemplo de uma campanha lançada em 2000 pela Sociedade Ponto Verde sobre reciclagem.

 

As crianças passaram a compreender o significado lato da palavra “poupança”.

No final da década passada, uma instituição bancária, a propósito do Dia Mundial da Poupança, promoveu um estudo que avaliava o sentido de poupança nas crianças portuguesas entre os 6 e 13 anos. Surpreendentemente, além da noção de que poupar é “não gastar muito”, constatou-se que as crianças compreendiam também ideias mais concretas e específicas relativas à necessidade ecológica de poupar: naquela altura cerca de 20% dos jovens associavam poupança a boas práticas ambientais como poupar água ou energia. Por outras palavras, passou a existir entre o público mais jovem uma consciência ecológica transposta para o quotidiano. Seria interessante uma nova auscultação, mas é possível afirmar que os resultados então obtidos resultaram certamente de uma maior sensibilidade para o tema e, acima de tudo, das diversas campanhas de comunicação e sensibilização desenvolvidas na época. Assim, foi possível confirmar o impacto e a importância das mesmas ontem, hoje e amanhã.

Estas iniciativas promoveram a mudança de hábitos e a criação de rotinas.

Por isso, as campanhas de sensibilização devem ser bem estruturadas e contínuas ao longo do tempo. Atualmente, estas campanhas são praticamente esporádicas e pontuais. Foram substituídas por notícias nos órgãos de comunicação social através dos meios tradicionais ou das redes sociais sobre objetivos de sustentabilidade das empresas ou decisões por parte da Comissão Europeia e/ou governos nacionais.

Se nos concentrarmos nos resíduos produzidos em casa, sabia que atualmente existem redes de recolha para praticamente tudo?

Desde óleos alimentares usados a rolhas, passando por cápsulas de café, embalagens, aparelhos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, pilhas, pneus, óleos dos automóveis, medicamentos fora de validade e respetivas embalagens, papel de impressão e escrita. Sobram alguns resíduos, mas, em alguns casos, a médio prazo passarão a estar disponíveis redes de recolha também para resíduos orgânicos e embalagens que contenham resíduos perigosos. No entanto, esta informação não é amplamente comunicada.

A comunicação permite-nos angariar clientes e embaixadores, para os desafios que temos pela frente em matéria de sustentabilidade ambiental.

Quando comunicamos boas práticas a nível de sustentabilidade ambiental (energia, mobilidade, consumo de água ou lixo marinho), o impacto é transversal, como o estudo atrás referido confirma.

Por isso, as campanhas de comunicação e sensibilização à escala nacional deverão estar sempre presentes em qualquer estratégia de sustentabilidade ambiental.

Esta é uma necessidade mais premente do que nunca, tendo em conta a ambição crescente das metas e objetivos nacionais e europeus. Não sendo de forma alguma apologista de mais Estado, mas sim um crente no impacto que a comunicação e a sensibilização têm na mudança efetiva de comportamentos, existem duas hipóteses:

1.  quem tem a responsabilidade legal por gerir o resíduo gerado executa as campanhas;

2.  o Estado incorpora a responsabilidade de sensibilizar a população, financiando as campanhas através de quem (pelo menos) tem responsabilidades legais a cumprir.

Os resultados até agora obtidos e os desafios assim o determinam.

Já conhece o programa
Paradigm Shift?
Publicado em 
4/1/2019
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.