Profissionais de sucesso são comunicadores eficazes, em qualquer situação. Joana Story, coordenadora Científica do Effective Communication Program, explica-lhe porquê.
Artigo de Joana Story
A importância da comunicação pessoal no trabalho é óbvia. Nós somos contratados, promovidos e despedidos por diversas razões, mas a imagem que passamos para os nossos colegas, equipas e chefias é uma das razões mais importantes. E essa imagem – ou até marca pessoal – é passada pela nossa forma de comunicar.
Muitas pessoas estão erradas ao pensar que o processo de comunicação é algo simples. Comunicação, na verdade, não é apenas falar; é transmitir uma ideia de uma forma clara para o entendimento do público-alvo. Vários estudos indicam até que 70% da nossa comunicação é não-verbal! No entanto, por norma não somos treinados para controlar os nossos movimentos ou até mesmo a nossa escuta ativa.
Enquanto uma escola de gestão de topo, é fundamental que a Nova SBE apresente no seu portfólio formativo um programa de comunicação para executivos. Um estudo de um colega dos EUA mostra que um gestor medíocre passa 29% do seu tempo comunicando (transmitindo informação), 19% networking, 20% desenvolvendo recursos humanos e 32% em tarefas tradicionais de gestão. Um gestor de sucesso tem valores como 28% para comunicação, 48% de networking, 11 % em RH e 13% em tarefas de gestão. Já um gestor eficaz passa 44% comunicando, 11% networking, 26% em atividades de RH e 19% em tarefas de gestão.
Neste programa intensivo e extremamente prático de dois dias, aprendemos comunicação como uma forma eficaz de lidar (e liderar) com os recursos humanos em termos de desenvolvimento e transmitir informações de forma simples e clara.
Portanto, ao melhorarmos as nossas competências de comunicação e reconhecermos a importância da mesma, podemos ser melhores colaboradores e melhores gestores.
Porque não?
Ainda assim, o trabalho feito em sala de aula e só um começo e as ferramentas devem ser adotadas no dia-a-dia. A comunicação tem que ser praticada e trabalhada todos os dias, e constantemente melhorada consoante o feedback (direto ou não) que recebemos.
Todos sabemos quando a comunicação não é eficaz: erros e suas graves consequências que foram, muitas vezes, sem intenção, fruto de um “mal-entendido”, oportunidades perdidas e frustração – o que pode levar ao conflito na equipa, a bullying e ao burnout. Em contrapartida, uma comunicação eficaz é a chave para conseguirmos alcançar os nossos objetivos individuais e profissionais, gerando excelentes resultados com um impacto positivo.
Quanto mais praticarmos as ferramentas, melhores resultados obteremos a longo prazo. A comunicação pode ficar mais natural e as “regras” que podem ser aplicadas no início de uma forma um pouco mais forçada, podem ser – e serão - interiorizadas. Portanto, este programa é só um início: mas é um primeiro passo importante para nos avaliarmos, desafiarmos e obtermos ferramentas de apoio.
***
Saiba mais sobre o programa AQUI»