Nova SBE

START and CO. 2020: 4 start-ups vão ajudar a Nestlé a inovar

30 de Março de 2021 por Nova SBE Executive Education

Da 3ª edição do programa de inovação START and CO. 2020 saíram quatro projetos vencedores, que vão ajudar a Nestlé a inovar nas áreas de nutrição, saúde, bem-estar e sustentabilidade.

Artigo de Nova SBE Executive Education | Leitura de 4 minutos

nestle

De entre 51 candidaturas e seis finalistas, apenas quatro equipas foram selecionadas para cocriarem projetos com a Nestlé, até ao final de 2021. No dia 12 de março, foi concluída a fase de exploração, tendo as start-ups Fidu, Phamo, Macco e Good Bag passado à fase de prototipagem.

O programa de inovação e empreendedorismo START and CO. tem como objetivo dar a oportunidade de os participantes poderem colaborar com a Nestlé Portugal, num ambiente real de mercado. Os projetos contam ainda com a mentoria, na conceção e desenvolvimento de novas soluções, de uma equipa multidisciplinar da Nestlé, que conta com mais de 20 pessoas. Desta cocriação resultam novas soluções pensadas, em conjunto, até ao pitch final, que nesta edição teve lugar na sexta-feira, 12 de março.

A iniciativa, lançada pela Nestlé Portugal em parceria com a Nova SBE, conseguiu reunir o que de melhor se faz em termos de inovação a nível nacional e internacional nas áreas de Nutrição, Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade.

“Esta parceria junta o melhor de três mundos - a Academia, as Empresas e as Start-ups - para cocriarem soluções com impacto face a novos desafios. O Start and Co. 2020 mantém a ambição de ensinar, capacitar e inspirar os intra-empreendedores de equipas transversais da Nestlé a inovar, bem como a participar ativamente na cocriação das soluções com as start-ups, de uma forma colaborativa e experimental”, explicou Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education & Business Transformation.

As quatro start-ups vencedoras desenvolveram propostas concretas para necessidades do dia a dia. O ponto de partida do programa foi o desafio de encontrar soluções para dificuldades reais dos participantes e que ainda não tinham resposta no mercado. Alguns dos exemplos das áreas em foco foram as alergias alimentares, adoção de hábitos sustentáveis, a precisão dos conselhos de nutrição personalizados e, até, soluções de robótica para tornar mais conveniente o consumo.

“A cada edição fica mais complicado selecionar os finalistas, porque realmente são-nos apresentados projetos com grande qualidade e potencial, direcionados às necessidades dos consumidores, mas também a futuros espaços brancos de mercado. É crítico cocriar soluções com a comunidade empreendedora, e com especialistas da Nestlé que ativaram esta visão dentro da empresa de forma extraordinária, pois todos juntos trouxeram novos conhecimentos técnicos e perspetivas que suportam os nossos valores de inovação e de sustentabilidade”, acrescentou Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal.

As candidaturas abriram a 30 de julho de 2020 e o programa decorreu em três etapas.

Da parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE já resultaram projetos pioneiros como a Allo Smiles, Allmicroalgae, Buggle, InnovaWorks, JIT, Petable, Pet Hub, Progrow, Team8, cujos negócios continuam em aceleração.

Pós-Graduação em Inovação & Empreendedorismo

Tópicos: Notícias, Inovação & Mudança

Subscreva o nosso Blog

 

Nova SBE

Quer escrever
para o Blog?

Saber mais