Nova SBE

Governo britânico escolhe professor da Nova SBE para padronização de fundos ESG

2 de Fevereiro de 2021 por Nova SBE Executive Education

Sabe o que são fundos ESG? No dia 22 de janeiro, o governo do Reino Unido, a City de Londres e a British Standards Institution (BSI) encetaram uma iniciativa para classificar este novo paradigma do mercado de capitais. Rodrigo Tavares, professor na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE), é o português que irá liderar o processo.

Artigo de Nova SBE Executive Education| Leitura de 4 minutos

Governo-britanico-escolhe-professor-da-nova-sbe-para-padronizacao-dos-fundos-esgunsplash-logoLuke Porter @Lukeporter

Os investimentos ESG (sigla em inglês para “environmental, social and governance”) correspondem a um novo paradigma do mercado de capitais através do qual dados e políticas ESG são integrados aos investimentos, com o intuito de melhorar a gestão de riscos e a performance financeira. O que começou por ser um nicho, corresponde atualmente a cerca de metade do volume de ativos sob gestão (AuM) no mercado financeiro, ou cerca de US$45 biliões.

As finanças sustentáveis têm ganhado terreno no mercado, mas também têm suscitado alguma preocupação. Vários estudos indicam que o principal obstáculo ao crescimento continuado desse mercado é a falta de padronização de produtos financeiros ESG. A escassez de regulamentação e de critérios precisos leva a que gestoras de ativos possam usar o termo ESG de forma arbitrária e pouco rigorosa, ferindo as expetativas dos investidores.

Esta iniciativa, liderada pelo professor da Nova SBE, pretende criar um sistema global de classificação de fundos ESG, aplicado a todo o tipo de fundos (equities, fixed income, PE, VC, hedge funds, entre outros). O objetivo é que este novo sistema de classificação seja posteriormente adotado por todos os países membros da International Organization for Standardization (ISO), onde Portugal está inserido, tornando-o o padrão global dos mercados.

O crescimento acelerado das finanças sustentáveis ​​desencadeou uma onda de produtos, metodologias e termos ESG. A iniciativa do Reino Unido visa estabelecer um novo padrão de classificação para fundos apresentados, tendo em conta credenciais ou resultados sustentáveis, ​​com o objetivo final de trazer simetria e uniformidade ao mercado financeiro sustentável", explica Rodrigo Tavares.

O processo deverá ter a duração de cerca de dois meses, decorrendo até março de 2022. Antes de ser finalizado, será feita uma consulta pública ao mercado, contando com o apoio de um grupo de trabalho com representantes de instituições financeiras globais, do governo britânico e associações do mercado de capitais.

O Reino Unido tem-se assumido como líder no mercado ESG. A iniciativa corresponde à terceira fase do Sustainable Finance Standardization Programme, com duração de 5 anos e apoiado pelo governo britânico.

Cta-Sustainable-Finance

Tópicos: Notícias, Negócios Sustentáveis

Subscreva o nosso Blog

 

Nova SBE

Quer escrever
para o Blog?

Saber mais