Nova SBE

CIP e Nova SBE juntam-se para desenvolver talentos femininos

8 de Janeiro de 2020 por Nova SBE Executive Education

No passado dia 18 de novembro, a CIP - Confederação Empresarial de Portugal apresentou o Projeto Promova, que se realizará em parceria com a Nova SBE e que visa identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança.

Artigo de: Nova SBE Executive Education | Leitura de: 2 minutos

ImagemBlog1Semia Psichogiopoulou

O tema igualdade de género, nos órgãos de decisão das empresas, nomeadamente, das cotadas em bolsa, está na ordem do dia. A sua pertinência e atualidade é sobretudo suportada por diversos estudos que revelam que as empresas com equipas de gestão com maior equilíbrio de género obtêm melhores resultados de negócio, crescimento e rentabilidade mais elevada.

Apesar de no último decénio a presença das mulheres nos órgãos de decisão das maiores empresas cotadas em bolsa ter aumentado oito vezes, passando de 2,6% em 2008 para 21,6% em 2018, Portugal continua abaixo da média europeia de 27%.  

Foi com este mote que a CIP decidiu sair da sua zona de conforto e investir numa iniciativa inovadora que pretende impulsionar o acesso da mulher a funções de maior responsabilidade, nomeadamente, na direção e administração de empresas.

Em estreita parceria com a sua congénere espanhola, e com o apoio financeiro dos EEA Grants a uma parte significativa das atividades, é assim lançada a primeira edição do Projeto Promova com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e formação de mulheres, com vista ao aumento da sua presença na gestão de topo das empresas.

A apresentação do projeto contou com a presença do Presidente da CIP, António Saraiva, do Embaixador norueguês, Anders Edal, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, da Coordenadora do National Focal Point dos EEA Grants, Susana Ramos, da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Teresa Fragoso, da Diretora do Projeto Promociona promovido pela CEOE, Susana Cabana, e do Dean da Nova SBE, Daniel Traça.

O Projeto Promova, que se consubstancia num programa de formação de executivos desenhado em parceria com a Nova SBE, distingue-se dos demais essencialmente em quatro aspetos: coaching, mentoria cruzada, potencial de networking e programa executivo de excelência.

Na sessão de apresentação o Dean da Nova SBE afirmou que “Estamos a caminhar para um mundo onde o importante será pensar, gerir e inovar, o que significa que as organizações têm de ser fundamentalmente diferentes. O importante será o talento e a capacidade de alavancar a diversidade.”

A Nova SBE Executive Education propõe um programa executivo de excelência composto por três módulos que visam capacitar as participantes com os conhecimentos e competências que as ajudarão a ter sucesso em funções de direção e administração.

A CIP acredita que irá, definitivamente, contribuir para um maior equilíbrio social, promovendo a diversidade de género nas funções de gestão de topo.

O Projeto Promova é mais do que um programa de formação executiva, é a oportunidade certa para as mulheres que ambicionam crescer e ser promovidas!


Saiba mais sobre o Projeto Promova

Tópicos: Notícias

Subscreva o nosso Blog

 

Nova SBE

Quer escrever
para o Blog?

Saber mais