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Os 5 erros mais frequentes que impedem o seu website de alcançar o topo dos resultados de pesquisa do Google

2 de Maio de 2017 por Nova SBE Executive Education

Sabia que, neste preciso momento, está a perder clientes que estão à procura dos seus produtos e não o encontram? É verdade; a pesquisa é uma das principais atividades online dos utilizadores, e a procura de informações faz com que atualmente uma parte muito relevante de decisão do consumidor seja feita ainda antes de chegarem ao seu website, loja ou ter qualquer contacto com a sua marca.

Artigo de Miguel Maio | Leitura de 2 minutos

Blog - Os 5 erros mais frequentes que impedem o seu website de alcançar o topo dos resultados de pesquisa do Googleunsplash-logoEdho Pratama

“Factos não deixam de existir simplesmente por serem ignorados.”

Esta citação de Aldous Huxley transmite muito bem as barreiras que afetam os negócios digitais quando falamos de web analytics ou motores de pesquisa.

Imagina o custo de ter um website que não é encontrado por quem está a pesquisar sobre o seu negócio? Como, onde e porque lhe estão os seus clientes digitais a escapar? E, pior, sabe que decisões poderão reverter a situação?

Na verdade, cativar um utilizador é um processo evolutivo e saber abordá-lo no momento e contexto certos é fundamental para o sucesso do negócio. Ainda mais importante, é saber que erros evitar para que não lhe custem clientes.

1º Erro: A sua comunicação não corresponde ao que os utilizadores pesquisam

Já pensou que as casas se “arrendam”, mas os utilizadores pesquisam “como alugar casas”? E que as marcas querem “vender” mas os consumidores querem “comprar”? Este desencontroentre a oferta e procura é habitualmente um campo de batalha semântico travado nos motores de pesquisa – e onde ganham aqueles que se conseguem colocar na mente do oponente.

2º Erro: O seu website não é mobile e parte do seu negócio é feito em mobile

Os seus consumidores estão em dispositivos móveis e o seu site é um pesadelo quando navegado a partir de um smartphone? Não pense que o consumidor se lembrará de voltar ao seu site quando voltar ao desktop. A probabilidade é que passe de imediato ao resultado seguinte da pesquisa – e isto se não for o próprio Google a prejudicar o ranking de pesquisa do seu website.

3º Erro: Criar conteúdo irrelevante para o que os seus utilizadores procuram

A maioria dos utilizadores procuram respostas. Se o seu website não ajuda a responder e a guiar os utilizadores para soluções, eles irão procurá-las noutros website. Possivelmente, os dos seus concorrentes.

4º Erro: Não olhar para os dados web analytics/Search Console do seu website e estabelecer metas a serem superadas

Ao não alinhar os objetivos de negócio com as métricas digitais, mais tarde ou mais cedo verá que estagnou. Se estabelecer pequenas metas, verá que degrau a degrau, conseguirá ao longo do tempo superar-se.

5º Erro: Não ser pragmático

Ser capaz de testar, experimentar e avaliar novas abordagens permitirá melhorar os resultados e tirar ensinamentos que não se irão traduzir em erros futuros.

Atenção, que é importante salientar que quando falamos de dados, big data e ferramentas como web analytics, esquecemo-nos que poderemos já ter os dados necessários para tomar decisões. Porém, sem a definição de uma estratégia para o online, de pouco servem os dados porque seremos incapazes de implementar ações concretas.

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