Já chegámos a dezembro e o espírito da época natalícia é visível por todo o lado, incluindo muitos escritórios.
A

s decorações, festas e ambiente mais relaxado são as notas dominantes, acompanhadas pela maratona de compras que igualmente caracteriza este período. Mas se uns veem a época natalícia como um momento de reflexão pessoal, outros tantos veem-na como um período frívolo onde o consumismo impera. Independentemente da sua postura individual em relação ao Natal, esta época pode e deve ser mais do que apenas uma época festiva, incluindo no que diz respeito à gestão. Curiosamente, e tendo em conta a sua relevância no mundo ocidental, há ainda relativamente pouca investigação acerca do tema para além das suas implicações no consumo e estratégias de marketing.

Há alguns anos, Philip Hancock e Alf Rehn organizaram um número especial da revista Organization precisamente para abordar este lado menos explorado do Natal. Salientam estes autores que o Natal pode ter um papel para as empresas que vai muito além da geração direta de valor económico; pode aproximar as empresas dos seus clientes, promover inovação e contribuir para o aumento da identificação com o trabalho. Ou seja, é uma boa altura para refletir sobre a visão, estratégia e práticas da empresa e o respetivo impacto nos atores internos e externos. O Natal na empresa deve, por isso, incluir uma reflexão mais aprofundada acerca de “porque é que fazemos o que fazemos” e “o que é podemos mudar para melhor” de forma a promover simultaneamente o significado do trabalho e a identificação com a empresa, ao mesmo tempo que ajuda a preparar e promover mudança.

Se olharmos para o seu impacto nos diferentes atores, verificamos que a consistência ao longo do tempo tem aqui um papel fundamental. Isto porque ações como a realização de uma festa de Natal ou distribuição de pequenas lembranças tanto pode ser vista através de uma lente positiva como negativa: positiva caso seja "apenas" mais uma demonstração de que a empresa valoriza e se preocupa com os seus colaboradores; negativa caso seja a única demonstração dos mesmos princípios, o que muitas vezes cria nos colaboradores a sensação de que é apenas um pró-forma ou um artefacto para que as pessoas esqueçam, mesmo que durante um breve período de tempo, a realidade do dia a dia da empresa.

O que acaba por ser mais importante para o processo de interpretação destas ações é garantir que a sua empresa não se transforma em algo completamente diferente (e regra geral bem melhor) durante o Natal, mas sim que aproveita para salientar e reiterar aqueles que são os princípios fundamentais que a regem ao longo do ano, pois, tal como o poeta Ary dos Santos declamava: “Natal […] é quando um homem quiser”.

 

Artigo publicado originalmente na revista Forbes Portugal

Já conhece a pós-graduação em
Gestão de Pessoas & Talento?
Publicado em 
14/12/2018
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.