Nova SBE

Never
Stop
Starting.

exed.novasbe.pt

Fiscalidade - Um Fator Decisivo na Gestão de Empresas

21 de Março de 2017 por Nova SBE Executive Education

Os estudos internacionais mais recentes apontam a Fiscalidade no leque das profissões do futuro.

A Fiscalidade assume-se, assim, cada vez mais, como um fator decisivo na gestão das empresas. Num mundo cada vez mais competitivo, a Fiscalidade influencia significativamente a tomada de decisão de gestores de topo: otimizar o lucro, reduzindo contingências e aproveitando oportunidades.banenr-coins-currency-investment-insurance-redux.jpgA Fiscalidade está presente em todos os atos da nossa vida, sem que muitas vezes nos apercebamos da sua verdadeira dimensão e de tudo o que pode estar por detrás de um simples gesto que nos leva a decidir comprar um artigo em vez de outro.

Num mercado em constante mutação e cada vez mais competitivo, passa pela fiscalidade a criação de valor.

Se não se conforma com uma vida monótona, se tem espírito crítico, se gosta de estar constantemente a estudar e a aprender, se não se contenta com o que lhe apresentam e quer saber qual a melhor decisão que deve tomar, alicerçada num conhecimento global e transversal a qualquer sector de actividade, aproveite esta oportunidade para reforçar o seus conhecimentos ou iniciar a descoberta do que verdadeiramente é a Fiscalidade.

Este curso intensivo de Gestão Fiscal dá-lhe essa oportunidade. O objetivo do curso é o de aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades e competências. Não pretende, como tantos outros, desenvolver as bases do sistema fiscal português, a sua história e evolução até ao presente, mas antes, transmitir as bases técnicas e teóricas necessárias ao desenvolvimento prático das questões que diariamente se colocam aos cidadãos e às organizações. Entender o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) e o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectiva (IRC).

Pretendemos dar uma visão global da fiscalidade focada nos principais impostos vigentes no ordenamento jurídico português.

No primeiro dia, farei a apresentação do curso e dos vários formadores, sócios da FSO Consultores, passando em seguida ao módulo do IVA que será apresentado pela Cláudia Rodrigues. A Cláudia Rodrigues tem um percurso profissional todo dedicado a este imposto, tendo acompanhado inúmeros projectos nesta área. 
Cláudia Rodrigues abordará as questões estruturantes do imposto – normas de incidência, facto gerador e exigibilidade do imposto – mas, também, as regras de localização das operações tributáveis, as diferentes isenções e suas implicações, a determinação do valor tributável, as taxas, assim como a forma de apuramento o imposto, a liquidação e as deduções.

O segundo dia, dedicado ao IRS, ficará a cargo de Ana Teixeira de Sousa e contará igualmente com a minha presença. Neste módulo serão analisadas as bases do imposto, as várias categorias de rendimentos, a forma de apuramento do rendimento colectável e do imposto, as deduções à colecta, para além de questões específicas como sejam a tributação de não residentes e dos residentes não habituais, mais-valias e benefícios fiscais.

Por último, no terceiro dia, o IRC. Este módulo será ministrado por Pedro Marques e por mim. Desenvolver-se-ão as técnicas do imposto, regras de incidência, o apuramento do lucro tributável e da matéria colectável, para além de questões específicas como as operações de reestruturação empresarial, os grupos de sociedades, os benefícios fiscais, as regras aplicáveis ao sector financeiro e em particular o caso dos fundos de pensões.

Os três módulos serão ilustrados por diversos casos práticos que constituem um repositório da nossa experiência prática e um desafio aos participantes. Durante a semana seguinte ao curso os formadores da FSO Consultores manterão um canal aberto aos participantes, por via electrónica, para que possam colocar algumas dúvidas que possam ter surgido na sequência do Programa de Gestão Fiscal.

O corpo docente deste curso tem uma larga experiência pessoal e profissional de várias décadas em fiscalidade, tanto no seio da própria Autoridade Tributária, como nos Departamentos de Fiscalidade das denominadas Big 4 que culminou, num acto de empreendedorismo, com a fundação da FSO Consultores.

Acreditar no que fazemos e na superação é o que nos move e a aposta para este curso.

Aceite o desafio.

Supere-se!

***

Filomena Salgado Oliveira, sócia fundadora e gerente da FSO Consultores e coordenadora do Programa de Gestão Fiscal da Nova SBE 
A 1ª edição do Programa de Gestão Fiscal começa já no próximo dia 30 de março de 2017. 
Saiba mais sobre o programa AQUI»

Tópicos: Entrevistas, Finanças