Expanda os
seus horizontes.

Desafie-se ou desafie a sua empresa.

exed.novasbe.pt

24 livros para oferecer este Natal de acordo com os professores da Nova SBE

30 de Novembro de 2018 por Nova SBE Executive Education

O Natal é uma desculpa para demonstrar o nosso carinho pelos que nos rodeiam, e os presentes são uma manifestação desse desejo. Se tem alguém para mimar, mas não sabe como, aqui ficam algumas sugestões de livros para oferecer este Natal, escolhidos pelos professores da Nova SBE Executive Education.

Leitura de 11 minutos

Blog - 24 livros para oferecer este Natal de acordo com os professores da Nova SBEunsplash-logoAaron Burden

1. Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito1. Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito por Ondjaki

Recomendado por Luís Rodrigues - CEO da Nova SBE Executive Education

É Natal e devemos aproveitar para descansar, desacelerar e rirmos em família. Ondjaki é um jovem escritor Angolano que faz isso de uma forma sublime em qualquer dos títulos que já publicou. Consegue transportar-nos para o universo onde construímos uma empatia natural com as personagens e vivemos com elas um modo leve, não ligeiro, de encarar o dia a dia.

 

hit-refresh2. Hit Refresh por Satya Nadella

Recomendado por Miguel Pina e Cunha - Coordenador Científico do Curso Geral de Gestão

O livro do CEO da Microsoft é, como sugerido pelo título, uma obra refrescante. De forma simples e elegante, Nadella explica o modo como foi transformando a empresa, fazendo-a redescobrir a sua alma. Este é um trabalho exemplar sobre a importância do lado soft, tantas vezes apregoado, e tão poucas praticado.

 

dear-chairman3. Dear Chairman por Jeff Gramm

Recomendado por Duarte Pitta Ferraz - Coordenador Científico do Corporate Governance

Este livro foi escrito por um professor da Columbia Business School e discute o ativismo. Esta realidade existe nos Estados Unidos há décadas e tem vindo a despertar no Reino Unido, estando agora a alastrar-se para o continente europeu, nomeadamente Portugal. Recomendo esta leitura a todos os membros de boards, pois serão confrontados com a realidade do ativismo accionista mais cedo do que possam pensar.

 

4. Value4. Value: The Four Cornerstones of Corporate Finance por Tim Koller, Richard Dobbs e Bill Huyett

Recomendado por Paulo Soares de Pinho - Coordenador Científico do Corporate Finance Program

Value é um livro, simples e didático sobre o mais importante tema de gestão: a criação de valor nas empresas. Depois de um bem sucedido texto sobre Valuation, estes autores centram-se agora na bem mais importante temática da criação de valor. Não se trata, ao contrário do que o título sugere, de um livro sobre finanças da empresa. Trata-se sim de um guia prático, embora por vezes algo simplificador, sobre os principais fatores determinantes do valor da empresa, em particular a geração de cash-flow, o capital empregue, a sua rendibilização e o papel do crescimento. Discute, ainda, a importância da gestão das expetativas transmitidas ao mercado, o impacto de fusões, aquisições e desinvestimentos, o papel da estrutura de capitais e a relação entre gestão de resultados no curto-prazo e a necessidade de focar no longo-prazo.

É um livro escrito essencialmente para gestores, nos diferentes níveis organizacionais, desde o CEO ao gestor de produto.

purpose5. The Story of Purpose: The Path to Creating a Brighter Brand, a Greater Company, and a Lasting Legacy por Joey Reiman

Recomendado por Catherine da Silveira - Docente em Nova WPP Digital Week

Este é um dos livros mais inspiradores e orientados para o negócio que já li. O autor adiciona uma dimensão nova aos negócios: a dimensão do “porquê”. Até há pouco tempo, as estratégias empresariais e de marca centravam-se em duas questões: (1) A quem estou a vender? (2) O que estou a vender? The story of Purpose ensina-nos a responder a uma terceira questão: (3) Porque estou a vender? Explorar o “porquê” ajuda qualquer marca a encontrar o seu lugar de destaque, o seu “papel” no mundo. As marcas só importam se tiverem legitimidade. De outra forma, qualquer concorrente pode copiá-la, replicá-la ou substituí-la…

Este livro é uma lufada de ar fresco no mundo complexo dos negócios.

6. Freakonomics6. Freakonomics por Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

Recomendado por Pedro Brinca - Docente no Curso Geral de Gestão

O que é mais perigoso: uma arma ou uma piscina? Esta é uma das perguntas provocantes com que os autores vão despertando a curiosidade do leitor ao longo do livro. Perguntas essas que surgem das conversas entre um economista e um jornalista americanos, e que estiveram na génese de Freakonomics: uma tentativa de explicar o "lado oculto" da realidade económica. Esta é uma leitura divertida e aliciante que apresenta o mundo que já conhece de uma perspetiva, no mínimo, original.

rebel-talent7. Rebel Talent: Why It Pays to Break the Rules at Work and Life por Francesca Gino

Recomendado por Pedro Neves - Co-Coordenador Científico da Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talento

Escolhi este livro porque salienta a importância de saber lidar com a diversidade nas organizações, particularmente com comportamentos desviantes, mostrando que quando é bem gerida, os resultados são fantásticos. Como diz a própria autora, os rebeldes têm uma má reputação, mas são eles que através da quebra de rotinas e desafio do status quo ajudam as organizações a inovar e a reinventar-se.

8. Fifty Things that Made the Modern Economy8. Fifty Things that Made the Modern Economy por Tim Harford

Recomendado por João Castro - Docente em Liderar a Transformação Digital

Fifty things that made the modern economy é uma escolha e breve descrição de cinquenta (e não um top 50) tecnologias, invenções e descobertas que mudaram o mundo. Começa com o arado e em 4 ou 5 páginas oferece pequenas doses onde descreve rapidamente a história por detrás de objetos como o passaporte ou o elevador até sistemas como o código de barras, a banca ou o papel-moeda. O espaço limitado não deixa o autor dispersar-se e consegue sempre manter o registo entre contexto em que surgiu a invenção, pequenos episódios ilustrativos e uma explicação da magnitude do impacto que teve. Pode ser consumido em pequenas doses diárias ou, para os gulosos, logo de enfiada. Para quem quiser espreitar antes de comprar, a BBC produziu e disponibilizou um podcast com episódios sobre cada uma das 50 invenções.

hit-makers9. Hit Makers: How Things Become Popular por Derek Thompson

Recomendado por António Marinho Torres - Docente em Nova WPP Digital Week

O que faz alguns filmes, livros, canções, apps e celebridades tornarem-se extremamente populares enquanto outros simplesmente desaparecem na irrelevância? Derek Thompson analisa sistematicamente – do impressionismo à internet – o fenómeno da popularidade e os fatores que o potencializam. A tese do livro é construída sobre dois conceitos fundamentais: novidade e "viralidade". Sem cair em ideias simplistas como tentar definir uma fórmula para o sucesso, Thompson identifica elementos – relacionados tanto com o conteúdo como com a sua distribuição – que tendem a estar presentes nos chamados hits.

10. System110. System1 - Unlocking Profitable Growth por John Kearon, Orlando Wood e Tom Ewing

Recomendado por Jorge Velosa - Coordenador Científico do Nova WPP Digital Week

O ser humano toma decisões de duas maneiras: uma é lenta e deliberada, a outra é rápida e emotiva. Esta obra analisa o processo de tomada de decisão e mostra o impacto da emoção na comunicação, tendo por base anos de investigação pela empresa. Um must-read para quem quer usar a comunicação de forma eficaz.

 

doughnut-economics11. Doughnut Economics: Seven Ways to Think as a 21st Century Economist por Kate Raworth

Recomendado por Miguel Moreira - Coordenador Científico em Liderar a Transformação Digital

Li este livro no final de 2017 e marcou-me muito, pois apresenta uma visão óbvia, mas fresca, técnica para um leigo, mas acessível e humana sem ser ativista, e esse equilíbrio torna-a muito convincente. Um ano depois verifico que este livro continua muito atual, relevante e original, e o facto de ter estado há umas semanas num pequeno fórum de discussão com a autora Kate Raworth, que é uma comunicadora admirável, leva-me a fazer dele a minha recomendação, especialmente numa escola de economia. Um (1) modelo, uma (2) imagem e um conjunto de (3) métricas são uma combinação forte para uma boa ideia, mas o mais importante é que a ideia vem acompanhada do que fazer com ela!

12. Small is Beautiful12. Small Is Beautiful: A Study of Economics As If People Mattered por E. F. Schumacher

Recomendado por Milton de Sousa - Coordenador Científico em Coaching Organizacional para Aumentar a Performance

O livro é de 1973, mas mais atual do que nunca. Numa altura em que a tecnologia de ponta parece dominar a discussão nas empresas, o livro permite refletir sobre o papel das pessoas num mundo em mudança profunda e onde a realidade do trabalho se vai alterar radicalmente. Schumacher faz alusão ao sentido do trabalho, à necessidade de humanizar as empresas e ao conceito de low e medium-tech (não necessariamente high-tech) para resolver os problemas sociais que enfrentamos.

blue-ocean-shift13. Blue Ocean Shift por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Recomendado por Luís Almeida Costa - Coordenador Científico do Strategy & Competition

A maximização do valor criado pelas empresas implica que estas abandonem uma mera lógica de concorrência no mercado do produto e identifiquem novas oportunidades de negócio, capitalizando nos seus ativos e competências únicos e desenvolvendo novas capacidades. Em Blue Ocean Shift, Chan Kim e Renée Mauborgne elaboram nas ideias apresentadas no seu bestseller Blue Ocean Strategy, propondo um conjunto de conceitos e ferramentas para auxiliar as empresas na identificação de novos mercados e no desenvolvimento de estratégias disruptivas de criação de valor. Um livro importante para aqueles que compreendem que o sucesso das empresas depende, não apenas da sua capacidade de adaptação, mas também da sua agilidade e vontade de liderar a mudança.

14. 21 Lessons for the 21th Century14. 21 Lessons for the 21st Century por Yuval Noah Harari

Recomendado por João Silveira Lobo - Docente no Programa de Gestão Aplicada

Para todos os que se questionam acerca do verdadeiro desafio intelectual dos dias de hoje, este livro explora os caminhos que iremos percorrer enquanto sociedade ao longo dos próximos anos e qual o papel da tecnologia nesse percurso.

 

15. Aware15. Aware por Dan Siegel

Recomendado por Alexandre Dias da Cunha - Coordenador Científico em Gestão de Empresas Familiares 

Neste livro, Dan Siegel ensina-nos a compreender como funciona a mente humana e propõe ferramentas com que cada um de nós pode treinar a sua resiliência emocional. Siegel transmite a sua pesquisa científica state-of-the-art (uma espécie de mistura entre Freud, Damásio, Chopra e Goleman) de forma acessível e prática.

 

16. Powerful16. Powerful: Building a Culture of Freedom and Responsibility por Patty McCord

Recomendado por Miguel Muñoz Duarte - Docente em Liderar a Transformação Digital

Num mundo a caminhar para mais (e mais) tecnologia e para realidades exponenciais e singulares, cada vez mais serão as pessoas e a cultura das organizações a fazer a diferença. Neste livro, Patty McCord fala-nos na primeira pessoa da cultura da Netflix e do seu papel na atração, retenção e maximização do melhor talento.

 

17. Capitalism without Capital17. Capitalism without Capital: The Rise of the Intangible Economy por Jonathan Haskel e Stian Westlake

Recomendado por Afonso Eça - Coordenador Científico do FinTech Business Development

Num mundo cada vez mais tecnológico, há um tipo de investimento que é essencial: investimentos intangíveis. Na realidade, em termos financeiros e contabilísticos, ainda temos pouco trabalho feito nesta área. A área financeira continua formatada para pensar em investimentos em ativos tangíveis e não nesta parte mais intangível. Esta temática vai ser extremamente importante nos próximos anos, à medida que a economia digital se continua a implementar.

18. Exit, Voice and Loyalty18. Exit, Voice, and Loyalty: Responses to Decline in Firms, Organizations, and States por Albert O. Hirschman

Recomendado por José Tavares - Co-Coordenador Científico em Gestão do Património Cultural

Albert O. Hirschman analisa as respostas alternativas à deterioração das organizações e à dessatisfação generalizada entre colaboradores. Este livro é um clássico, na interseção da economia e da administração, que recomendo vivamente.

 

work-rules19. Work Rules!: Insights from Inside Google That Will Transform How You Live and Lead por Laszlo Bock

Recomendado por Rita Cunha - Docente em Effective Leadership Program

Um excelente manual de Gestão de Pessoas, escrito pelo responsável por People Operations da Google. De leitura muito fácil, cheio de exemplos reais de uma das empresas mais inovadoras do mundo, o livro de Laszlo Bock apresenta-nos dados e até conclusões contraintuitivas para atrair o melhor talento e promover o seu sucesso profissional.

20. Simple Rules20. Simple Rules: How to Thrive in a Complex World por Donald Sull e Kathleen M. Eisenhardt

Recomendado por Richard Fleming - Coordenador Científico do Effective Communication Program

O livro é um resumo sucinto duma década de investigação sobre as regras e o seu papel na decisão humana e nas estratégias das organizações. Utilizando exemplos dos mais variados contextos – desde as regras que ajudaram os jesuítas a aproveitar uma altura de mudança exponencial já no século XV, aos engenheiros japoneses que aproveitaram as regras de alimentação dos bolores limosos para decidir os futuros caminhos do Metro de Tóquio - Simple Rules ajuda-nos a entender, por um lado, o impacto negativo, nas organizações em mudança, de regras complexas, e por outro, o tipo de regras que podem ajudar-nos a desbloquear gargalos e a tomar decisões de gestão de forma mais simples e rápida. Se estiver num lugar de decisão na sua organização, recomendo vivamente que o leia e comece a diagnosticar o que pode ser desbloqueado na sua organização com regras simples – o livro oferece dicas úteis sobre por onde começar e como construir, corrigir e afinar essas regras. Se não faz parte deste grupo, o livro é também um excelente aliado na escolha de caminhos para uma vida mais feliz e saudável.

21. The Trusted Advisor21. The Trusted Advisor por David Maister, Charles Green e Robert Galford

Recomendado por Constança Casquinho - Docente da Nova SBE Executive Education

Um autor de bestsellers faz equipa com dois consultores de excelência para criar um manual com as ferramentas essenciais para qualquer consultor e negociador. O segredo, dizem os próprios, é a capacidade de ganhar a confiança dos clientes. Para demonstrar a importância da confiança, a leitura é ilustrada com anedotas, experiências e histórias que enriquecem qualquer profissional.

22. Principles of Scientific Management22. The Principles of Scientific Management por Frederick Winslow Taylor

Recomendado por Nadim Habib - Coordenador Científico em Liderar a Mudança Organizacional

Frederick Taylor foi pioneiro na análise da gestão como uma ciência. Este livro é um clássico que, ainda hoje, recomendo a qualquer gestor por desmistificar a gestão e apresentá-la como uma competência que pode ser trabalhada.

 

risk-up-front23. Risk Up Front: Managing Projects in a Complex World por Adam Josephs e Brad Rubenstein

Recomendado por José Crespo de Carvalho - Coordenador Científico em Gestão Aplicada de Projetos

Um livro que foca o essencial da gestão de projetos: as pessoas, as estruturas simples e as práticas. A realidade é que o sucesso de um projeto depende mais da equipa do que das ferramentas. Por isso, recomendo esta leitura a qualquer profissional.

 

gestão-pessoas-4-024. Gestão de Pessoas 4.0: 10 tendências e desafios por Miguel Pina e Cunha e Arménio Rego

Recomendado pela equipa da Nova SBE Executive Education

O desafio de interligar o conhecimento do mundo académico ao do mundo corporativo não é novo, nem fácil. Ainda assim, Miguel Pina e Cunha e Arménio Rego deram voz aos Diretores de Recursos Humanos de algumas das maiores empresas em Portugal e o resultado é um must-read sobre as tendências e desafios da gestão de pessoas contemporânea. Se é pessoa e trabalha com outras pessoas, não vai querer perder esta publicação da Nova SBE Executive Education que estará disponível em breve. Fique atento!

Tópicos: Artigos de Opinião